CREME COM BRÓCOLIS, PALMITO E QUEIJO.
INGREDIENTES:
MOLHO BECHAMEL
2 COLHERES DE MANTEIGA OU MARGARINA
1 CEBOLA MÉDIA RALADA OU BEM PICADINHA
2 DENTES DE ALHO AMASSADINHO
4 COLHERES DE SOPA DE FARINHA DE TRIGO
1 LITRO DE LEITE INTEGRAL
SAL, NOZ-MOSCADA RALADA A GOSTO
1 VIDRO DE PALMITO EM RODELAS
1 XÍCARA DE CHÁ DE PROVOLONE RALADO OU PARMESÃO
1 CX, DE CREME DE LEITE.
INGREDIENTES: DO REFOGADO
1 MAÇO DE BRÓCOLIS NINJA, LIMPO E CORTADO EM BUQUES PEQUENOS, COZIDOS AO DENTE EM ÁGUA E SAL
1 CEBOLA BEM PICADINHA
2 DENTES DE ALHO AMASSADINHO
3 COLHERES DE SOPA DE AZEITE EXTRA VÍRGEM
COBERTURA:
300 GRAMAS DE MUSSARELA RALADA NO RALO GROSSO
ORÉGANO A GOSTO
MODO DE FAZER O MOLHO BECHAMEL:
NUMA PANELA COLOQUE A MANTEIGA O AZEITE E A CEBOLA, DOURE LEVEMENTE, JUNTE O ALHO, MISTURE BEM, JUNTE A FARINHA DE TRIGO, SEMPRE MEXENDO COM COLHER DE PAU, PARA FRITAR UM PORCO A FARINHA, JUNTE O LEITE AOS POUQUINHOS, SEMPRE MEXENDO A CADA ADIÇÃO, PARA NÃO EMPELOTAR, ATÉ COMPLETAR TODO LEITE, MISTURE SEMPRE, ATÉ FORMAR UM CREME, DEIXE COZINHAR POR MAIS TRÊS MINUTOS, JUNTE O PALMITO BEM ESCORRIDO, O QUEIJO, SEMPRE MEXENDO, TEMPERE A GOSTO, POR ÚLTIMO ACRESCENTE O CREME DE LEITE, FORA DO FOGO, MISTURANDO DELICADAMENTE, RESERVE.
MODO DE FAZER O REFOGADO:
NUMA PANELA COLOQUE O AZEITE E A CEBOLA, DOURE LEVEMENTE, JUNTE O ALHO, MISTURANDO BEM, ACRESCENTE O BRÓCOLIS COZIDO E BEM ESCORRIDO, MISTURE BEM, RESERVE:
MONTAGEM:
NUM PIREX GRANDE, UNTADO COM MANTEIGA, DESPEJE UM POUCO DO CREME BECHAMEL, ALISE BEM, FORRANDO TODO O FUNDO DO PIREX, DESPEJE O REFOGADO DE BRÓCOLIS, ESPALHANDO BEM SOBRE O CREME, POLVILHE UM POUCO DE MUSSARELA RALADA, DESPEJE POR CIMA O RESTANTE DO CREME, ALISANDO BEM, POR ÚLTIMO ESPALHE O RESTANTE DA MUSSARELA, POLVILHE ORÉGANO, LEVE AO FORNO QUENTE ( 180 GRAUS ) POR 35 MINUTOS OU ATÉ QUE FIQUER BEM GRATINADO. SIRVA A SEGUIR COM ARROZ BRANCO.
DICAS: ESSA RECEITA PODE ACRESCENTAR MILHO VERDE EM VEZ DE PALMITO, PODE TAMBÉM USAR OUTROS TIPOS DE QUEIJO, COMO GORGONZOLA ETC. EM VEZ DE BRÓCOLIS, PODE USAR COUVE FLOR, OU SELETA.
RECEITA DA BETH MENDES.
Comentários
Postar um comentário